jusbrasil.com.br
24 de Outubro de 2021

Sua Aposentadoria pode estar em Perigo!

Abner Zaroni, Advogado
Publicado por Abner Zaroni
há 4 meses

CUIDADO com descontos indevidos em sua APOSENTADORIA!

É muito comum a concessão por instituições financeiras de empréstimos consignados a serem descontados diretamente da sua aposentadoria com taxas de juros mais atrativas.

Essa concessão muitas vezes é solicitada em situações de necessidade financeira de sua família e, após concedido, é descontado mensalmente um valor do total que é recebido pelo beneficiário.

Todavia, tem sido comum a concessão indevida desse empréstimo consignado, fazendo com que muitos aposentados ou pensionistas se assustem ao verem os descontos ocorrendo mensalmente, sem entender o porquê.

Na pandemia o número de casos de fraude na aposentadoria dobrou , conforme pesquisa realizada pelo site consumidor.org.

Por isto a necessidade de constante verificação do extrato de sua aposentadoria, pois, VOCÊ pode ser a próxima vitima!

Como saber se sua aposentadoria está tendo descontos indevidos?

Antes de tudo, para sua concessão é necessário que o beneficiário apresente seus documentos pessoais, autorize o empréstimo consignado e assine o contrato com a instituição financeira. Então, é possível perceber que se o beneficiário em nenhum momento realizou essas etapas, a concessão foi realizada de maneira inapropriada.

Essa prática abusiva, que pode ocorrer por diversos motivos, também pode gerar indenizações ao beneficiário, tendo em vista que não solicitou o empréstimo consignado e acabou sofrendo pelos descontos, que são realizados mês a mês.

Uma das causas mais comuns é a fraude de documentos pessoais, em que uma terceira pessoa se passa pelo aposentado ou pensionista e realiza o empréstimo consignado, ficando com o dinheiro recebido do empréstimo e deixando ao beneficiário os valores a serem pagos à instituição financeira.

Ainda, é importante saber que esses descontos referentes ao empréstimo podem ocorrer em até 30% (trinta por cento) do valor do benefício que é recebido pelo aposentado ou pensionista.

Fazendo as contas, é possível compreender que isso pode gerar um desconto considerável do benefício que é recebido, podendo afetar a qualidade de vida do beneficiário.

O QUE FAZER CASO ISTO OCORRA ?

Você deve entrar em contato com a instituição financeira que concedeu o empréstimo, requerendo o seu cancelamento e a devolução dos valores descontados indevidamente, tendo em vista que se trata de uma fraude.

Caso não resolva, você pode fazer uma reclamação na Ouvidoria da Previdência Social, e nos sites que protegem o consumidor, como “consumidor.gov.br”, na busca de uma solução rápida.

Em alguns casos, a melhor saída é a busca de assistência jurídica para que os descontos sejam cancelados, além de eventual indenização devida pelos transtornos gerados.

Fique atento ao extrato de sua aposentadoria e acompanhe mensalmente se o valor está sendo depositado corretamente, para prevenir e conter rapidamente possíveis fraudes.

Caso tenha alguma dúvida , pergunte aqui nos comentários para que possamos lhe ajudar.


0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)